O Novas Invasões é um evento singular. A cada ano ímpar, durante quatro dias, a cidade de Torres Vedras é “sitiada” por recriadores, artistas contemporâneos, gaiteiros tradicionais e soldados napoleónicos. Este ano não foi exceção.
Naquela que foi a sua terceira edição, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo evento nos quatro dias em que a cidade foi invadida pelas mais variadas manifestações culturais.
O envolvimento de toda a comunidade imprimiu um cunho especial ao evento, que se distingue daquilo que é feito no país pelas suas características únicas.
Agora que a “invasão” acabou, é chegada a hora de agradecer a várias entidades e personalidades que connosco colaboraram para fazer deste festival um sucesso.
A Câmara Municipal de Torres Vedras agradece a todas as associações, entidades e parceiros individuais ou coletivos que fizeram deste Novas Invasões um evento com grande participação cultural e que nos faz ter orgulho em ser torrienses.
Às associações de recriação histórica, às associações participantes no Mercado Oitocentista, aos grupos de animação, ao comércio tradicional e restauração aderente, aos agentes turísticos que proporcionaram experiências turísticas, aos parceiros de programação, às companhias e aos artistas que vieram de vários pontos do mundo. No fundo, agradecemos a todos os que deram o seu contributo para que o programa do festival Novas Invasões contasse com mais de 140 atividades, envolvendo várias gerações numa viagem desafiante entre o histórico e o contemporâneo.
Um agradecimento especial ao nosso patrocinador, EDP Distribuição, à cerveja oficial, Heineken, à água oficial, Vimeiro, e ao apoio prestado pela Barraqueiro Oeste e pela Extincêndios.
Não podemos deixar de agradecer ao Ministério da Cultura, à Embaixada da Alemanha em Lisboa e ao Goethe-Institut, assim como ao Ministério da Cultura e Ciência da Renânia do Norte-Vestfália e ao governo de Münster, na Alemanha, pelo apoio institucional prestado ao festival.
Deixamos uma palavra à PSP, à empresa de segurança privada presente no evento, aos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, à Cruz Vermelha e ao Serviço Municipal de Proteção Civil, que garantiram que o evento decorresse em segurança.
Agradecemos, ainda, a todos os colaboradores da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres que contribuíram para o sucesso do Novas Invasões e produziram o evento.
Aos órgãos de comunicação social, que ajudaram a levar mais longe este festival, o nosso agradecimento.
E aos torrienses, que viram a sua vida de alguma forma alterada pelo evento, estamos certos de que reconhecerão a sua importância para Torres Vedras e para a região.
A todos os que estiveram, de alguma forma, envolvidos no Novas Invasões e a todos os que passaram pela cidade ao longo destes quatro dias, o nosso especial agradecimento.
Viva o Novas Invasões!