A 5.ª edição do Novas Invasões irá decorrer entre 31 de agosto e 2 de setembro no Centro Histórico de Torres Vedras. A programação contemporânea do festival pretende integrar projetos artísticos de associações culturais do concelho de Torres Vedras, que poderão apresentar as suas candidaturas entre os dias 17 de abril e 17 de maio.

Serão apoiados até cinco projetos, número que irá variar em função dos montantes de apoio a conceder. Cada projeto selecionado terá um apoio financeiro direto até 3.000 euros (além de meios técnicos disponibilizados pela organização), sendo que o montante global não poderá ultrapassar 15.000 euros.

Os projetos devem poder ser instalados, projetados ou executados ao ar livre, dando-se preferência a projetos que incluam trabalho participativo, que promovam um impacto concreto nas dinâmicas sociais do Centro Histórico ou da Área de Reabilitação Urbana da Encosta de São Vicente e que estabeleçam uma relação com a arquitetura daqueles espaços urbanos.

O objetivo passa por incentivar as associações locais a promover a criação artística, criar espaços de apresentação para essa criação e garantir condições financeiras e técnicas para a apresentação e desenvolvimento do trabalho artístico local. Desta forma pretende-se, ainda, sensibilizar os públicos locais para novas linguagens de criação, envolvendo a sua participação em processos criativos e artísticos.

As normas de participação das associações culturais locais na programação contemporânea do festival Novas Invasões podem ser consultadas aqui. As candidaturas devem ser apresentadas através do preenchimento de um formulário próprio disponível aqui, sendo redigidas em português e enviadas para o e-mail novasinvasoes@cm-tvedras.pt