Programação Contemporânea

Na sua 4ª edição, o Festival Novas Invasões, com realização prevista entre os dias 2 e 5 de setembro de 2021, procura integrar projetos artísticos de instalação, performance e arte multimédia propostos por associações culturais do Concelho de Torres Vedras.
Apenas serão aceites projetos que possam ser instalados, projetados ou executados ao ar livre, submetidos dentro do prazo definido nas presentes normas. Será dada preferência a projetos que incluam trabalho participativo e que promovam um impacto concreto nas dinâmicas sociais do Centro histórico de Torres Vedras, considerando medidas concretas de distanciamento social e proteção individual, expectáveis no âmbito da pandemia que o país atravessa.

Serão também valorizados os projetos que envolvam e/ou estabeleçam uma relação com a arquitetura do centro histórico. A concretização dos projetos terá inevitavelmente prever a sua apresentação pública, em diversos moldes, itinerante/migratório,performativo (palco), site specific, ou outros, desde que não corrompa a escala urbana e a paisagem sonora. Os moldes específicos das apresentações serão obrigatoriamente articulados com a direção artística do Festival Novas Invasões,devendo respeitar escrupulosamente os locais e horários previamente aprovados, bem como adaptar-se a potenciais medidas impostas pela Proteção Civil de Torres Vedras no que se refere a uma implementação segura e enquadrada nas medidas adotadas em contexto pandémico.

O Festival Novas Invasões baseia-se na relação entre um tempo presente e um tempo passado, promovendo a relação criativa e expressiva da comunidade, instigando as produções e manifestações artísticas, concretizando o potencial criativo da própria cidade em sincronia com a sua missão central de transformar a arte através da comunidade e a comunidade através da arte. Nesse sentido, as associações culturais do território são incentivadas a partilhar os seus processos de criação como parte deste processo.

Normas de participação
Formulário de participação

PARTILHAR: