Historial

2015 / Chile


Na sua primeira edição, o Novas Invasões, contou com a participação de diversos artistas de várias nacionalidades: Patrick Wolf (Inglaterra), Cie. Beau Geste (França), PIA, Viv’ARTE, Los Negros, Lavoisier e Blasted Mechanism (Portugal).

O Chile foi o primeiro país convidado a integrar a programação do Novas Invasões. A sua representação foi assegurada pelo músico Fernando Milagros.

A história moderna do Chile está intimamente ligada aos eventos ocorridos na Península Ibérica, entre 1807 e 1814. Napoleão, ao decapitar as monarquias europeias, entre as quais a Espanhola, não provocou apenas alterações políticas nos territórios europeus. Cortou igualmente a ligação de soberania que esta mantinha com os seus territórios ultramarinos, nomeadamente no continente Americano.

Embora o Chile tenha declarado sua independência apenas em 1817, e a vitória decisiva contra o controle espanhol não ter sido alcançada até 1818, foi na sequência das operações peninsulares que os movimentos independentistas se organizaram, para dar corpo a uma das repúblicas mais antigas do mundo.


PARTILHAR: